22º Dia

Levante-se

“Pegou-a pela mão e disse: — “Talitá cumi!” (Isto quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!”)” Marcos 5.41

  • Facebook
  • Instagram

            Jesus operou, e ainda opera, milagres das mais variadas formas, não existe um modelo padrão, mas cada milagre é sempre carregado de formas e significados didáticos, com o fim de nos ensinar profeticamente.

            Este milagre é a ressurreição de uma menina de 12 anos, filha de Jairo, um figurão religioso da sinagoga de Cafarnaum.

            O texto bíblico completo no mostra que a casa de Jairo estava em alvoroço e lamento, além de um grande sentimento de desesperança e incredulidade, mas a orientação de Jesus para Jairo é: Não temas, apenas creia.

            Quando o Senhor se aproxima da menina, Ele não faz nem uma encenação dramática, apenas diz: Menina, levante-se.

            No processo do milagre precisamos aprender com estas duas pequenas falas de Jesus.

            Precisamos aprender a substituir a incredulidade, e suas outras formas como o medo e a ansiedade, pela fé, e apenas a fé.

            Precisamos, como a filha de Jairo, atender o chamada do mestre e nos levantar, nos levantarmos da morte, da depressão, da tristeza, da desistência e da lamentação.

            Outra lição. Antes de operar este milagre, Jesus faz uma limpa, pede para todos que estavam no recinto onde estava o corpo da menina se retirem, pois havia uma incredulidade generalizada ali, ficando somente os pais da menina e os discípulos. Precisamos livrar o nosso ambiente da incredulidade, para criar um ambiente de milagres.